1 – IDENTIFICAÇÃO:
Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante – Situado na Av. Castelo Branco nº 1914 – Vila Maria - Miranorte - TO
1.1 – PROFESSORAS:
Luziléa Fonseca e Costa, Maria do Carmo Gomes Vera e Sueli Aparecida Fernandes Salgado
1.2 – ESTABELECIMENTO:
CEM Rui Brasil Cavalcante
1.3 – MUNICÍPIO:
Miranorte - TO
1.4 – E-MAIL:
gomesverasmamu@hotmail.com
suelisalg@hotmail.com
luzileacosta@hotmail.com
1.5 – DISCIPLINA:
Língua Portuguesa
1.6 – CONTEÚDO:
Romantismo
1.7 – SÉRIE:
2º Série
2 – TEMA:
Contexto histórico do Romantismo: principais autores e obras.
3 – COMPÊTENCIA:
Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional;
4 – HABILIDADES:
• Associar texto literário a estilo e a contexto histórico cultural da época;
• Identificar categorias pertinentes para análise, interpretação do texto literário e reconhecer os procedimentos de usa construção;
5 – DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
*Aula expositiva, com apresentações de slides utilizando O Data Show.
*Discussão teórica e socialização com a turma sobre o tema abordado;
*Leitura de textos que permeiam as diversas funções da linguagem;
*Comentários das dúvidas levantadas pelos alunos;
6 – RECURSOS METODOLÓGICOS:
Data show
Computador
MATERIAL DO ALUNO
Caderno, lápis, borracha, livro didático: Português Linguagens de Cereja e Magalhães.
7 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula aproveitando os erros e as situações de aprendizagem;
RELATÓRIO DA AULA
O uso dos recursos tecnológicos transforma o ambiente da sala de aula, tornando-a interessante e motiva o alunado. Ao comunicar que a aula seria ministrada na sala de vídeo os alunos ficaram estimulados e a participação foi efetiva, além disso, com essa diversificação trabalha-se também a leitura tanto visual quanto explicativa.
No decorrer da aula percebeu-se que a atenção do aluno foi despertada e com isso foram feitos vários questionamentos sobre o conteúdo ministrado que por sua vez é bastante prazeroso, uma vez que romantismo é um assunto que os alunos adoram.
Sabe-se, contudo que esta atenção redobrada da classe, deve-se à utilização dos recursos tecnológicos que além de facilitar o aprendizado do aluno e o trabalho do professor, modifica a rotina da sala de aula.
Planejando Atividade com Hipertexto
Há 14 anos
Maria do Carmo, sempre precisamos motivar nossos alunos a estarem buscando mais conhecimento e as tecnologias estão aí para nos auxiliar, e uma aula bem planejada, fazendo uso dos recursos certos, o processo de aprendizagem só tem a ganhar e por consequencia a comunidade também.
ResponderExcluir